terça-feira, 17 de abril de 2012

Réfens das corporações

A Telefonica passou quatro meses cobrando o serviço de speed que não existia em minha casa. Foi preciso uma liminar para interromper a cobrança e uma ação judicial para reaver o que a empresa espanhola cobrou irregularmente. Nem preciso dizer que isso aconteceu depois de dezenas de ligações e de aguentar a absoluta falta de vontade de resolver qualquer problema dos atendentes, logicamente orientados pela direção.
A Vivo interrompeu os serviços, sem prévio aviso, alegando falta de pagamento. UMA SEMANA depois, consegui que o "sistema" da empresa tivesse a mesma informação que o "sistema" do ITAÚ, que acusava o pagamento. Nem pedido de desculpas, nem qualquer outro sinal de que a VIVO sentia muito ter me atendido tão mal.
Tentei durante quatro meses encerrar a conta do meu pai, após seu falecimento, no Santander. A seguradora do banco pagou o seguro de vida dele para as herdeiras, mas queria cobrar, na conta dele, a renovação do seguro da casa onde ele morava!!! Depois dessa etapa vencida, valor estornado, o banco continuava mantendo a conta de um homem morto, aberta. Foi preciso BRIGAR na agência e ameaçar chamar a polícia para resolver o problema. Por conta disso, o INSS ficou esse tempo todo depositando a pensão dele, mesmo meu pai já morto. Até porque, quem avisa da morte para o INSS é o cartório que emite a certidão de óbito. Parece que o INSS não recebeu essa informação!
Na Escola em que meu filho mais novo estuda (não declinarei o nome por motivos óbvios), ele já ficou três vezes sem receber as apostilas. Na primeira alegaram que eu não havia pago, como se isso fosse motivo legal para punir por um atraso de pagamento com o constrangimento da criança na sala de aula. Na segunda vez, EU TIVER QUE LEVAR os comprovantes lá para que as apostilas fossem entregues UMA SEMANA DEPOIS. E na terceira vez, ESBRAVEJEI no telefone, ameacei ir à Delegacia de Ensino e ao PROCON e a apostila foi entregue no dia seguinte.
Minha irmã comprou três produtos no ShopTime em dezembro. No final de janeiro, depois de muita discussão, o site de compras propôs devolver o valor. Caso ela pensasse em comprar os produtos, gastaria pelo menos o dobro. Foi ao PROCON, acionou a ouvidoria do ShopTime, mandou e-mails, brigou muito no telefone e, finalmente em março entregaram os produtos.
Comprei produtos no Material de Construção Miguel. Era para terem entregue três dias depois. Na semana seguinte entregaram, porém faltava um item e outros dois estavam sem tampa. Avisaram que mandariam as tampas. Não mandaram. Produtos instalados queriam a devolução. KKKKK Foi preciso ir lá buscar. Ninguém na loja manifestou qualquer preocupação com a situação.
Encomendei a instalação de forro de PVC. Na hora da venda, a promessa que o serviço seria feito entre sexta-feira e sábado passado. Acabo de ligar lá. Vão instalar amanhã, QUARTA-FEIRA!
Migrei da Oi, que estava cobrando internet sem que eu usasse e passou 15 dias sem me dar nenhuma resposta a respeito da minha reclamação, para a TIM. Tive problemas com a portabilidade que a vendedora não pediu e tive que esperar cinco DIAS! Aí não conseguia usar o site, que dizia que meu número não existia. Esperei outros cinco DIAS. Agora, não "depositaram" meus créditos (Infinity Control) e a atendente não achava meu contrato no "sistema". Mas a conta veio direitinho no meu endereço e com a data de pagamento EXATA. Terei que esperar cinco DIAS para saber por que a EMPRESA não libera meus créditos, que JÁ FORAM PAGOS no começo desse mês.
Em vista de todas essas situações que, infelizmente não aconteceram apenas comigo certamente, pergunto: QUANDO as empresas, as corporações, os pequenos comerciantes, etc. vão nos tratar com respeito?
Quando nós, que os sustentamos, teremos tratamento digno?
São esses empresários, diretores, gerentes, atendentes que depois reclamam do mau atendimento no poder público, na saúde, na Justiça.
Espero, sinceramente, que o tempo faça com que não precisemos de um Código de Defesa do Consumidor e, principalmente não tenhamos que IMPLORAR para que TODOS cumpram a Lei.
Quem desrespeita não pode exigir respeito.

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