terça-feira, 27 de julho de 2010

Dia para os pais

Em breve vamos nos concentrar em homenagear os pais.
A data não movimenta tanto o comércio como o Dia das Mães, o Natal mas faz parte do calendário das máquinas registradoras.
Poderíamos aproveitar para pararmos algumas horas em reflexão sobre o que nós, pais e mães, estamos fazendo com o mundo em que vivemos ao educarmos nossos filhos.
Qual a nossa expectativa de qualidade de vida quando não pudermos mais trabalhar, tomar sozinhos nossas decisões e rumos, depende em grande parte, da educação, da orientação que estamos dando aos nossos filhos e filhas.
Que respeito terão por qualquer um, nós inclusive, se oferecemos ou mesmo damos propina a autoridades públicas? Como vão cumprir acordos, compromissos assumidos durante a infancia se ajudamos ou orientamos a não respeitar as leis? Desprezando a vida do outro, vão respeitar nosso final de vida?
Aceitar os erros não pode ser igual a permissividade.
Não é possível achar normal um garoto de 14 anos ingerir bebida alcoólica, dirigir antes dos 18 anos, uma menina se vestir vulgarmente, crianças e adolescentes ofendendo e agredindo professores. Drogas então, precisam ser abominadas.
Comecemos dando exemplo. Desde sempre essa é a melhor maneira de ensinar.
Se seu filho atropelou um pedestre ele tem, primeiro que socorrer a vítima, ligar para voce e depois se acertar com a Lei.
Qualquer coisa fora disso é amplificar e perpetuar tudo que sempre condenamos numa sociedade civilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário